×
Home Coronavírus Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS ISS ONLINE ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Prefeitura de Araruama realizará dia “D” de Prevenção Contra Dengue, Chikungunya e Zika neste sábado (16)
15/03/2019
Prefeitura de Araruama realizará dia “D” de Prevenção Contra Dengue, Chikungunya e Zika neste sábado (16)

Considerando a situação epidemiológica das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti no Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), decidiu mobilizar agentes de saúde para o Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue, Chikungunya e Zika. Em Araruama, o Dia D será promovido neste sábado, dia 16, nos bairros da Fazendinha, Picada, Clube dos Engenheiros, Boa Perna, Rio do Limão, Parque das Acácias, Jardim São Paulo.

O evento será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, contando com a participação de agentes de combates a endemias e agentes de saúde, que estarão no período da manhã realizando a distribuição de informativos sobre a prevenção da doença para os moradores. Já no período da noite, equipes da vigilância ambiental e da vigilância epidemiológica realizarão atividades educativas, na Praça Antônio Raposo.

As três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito. A dengue é a mais comum e conhecida, tendo como principais sintomas dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dor nas articulações, náuseas e vômitos, perda de peso, dor de cabeça, febre alta, sangramento na gengiva e nariz. 

A febre Chikungunya tem como sintomas manchas vermelhas, dores intensas nas articulações de pés e mãos, dor de cabeça, febre alta e dor muscular. O zika vírus é caracterizado por ocorrências de dor muscular, dor nas articulações, olhos vermelhos, dor nas costas, dor de cabeça, febre baixa e lesões com pontos brancos e vermelhos na pele. O tratamento para todos os casos é repouso e reposição de líquidos.

As ações preventivas para evitar a proliferação do mosquito são a melhor forma de combater as doenças. Para isso, é importante retirar a água de vasos colocando areia no pratinho, manter os baldes e garrafas com as bocas viradas para baixo, tapar os toneis e depósitos de água, fechar e tampar as caixas d’água, retirar a água das lajes e colocar pneus velhos em local seco e coberto para evitar acúmulo de água.