×
Home Governo Secretarias Municipais Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS ISS ONLINE ISS ONLINE (ATUALIZADO) REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Araruama promoveu ações alusivas ao Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
27/05/2019
Araruama promoveu ações alusivas ao Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Araruama, por meio da Secretaria de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano promoveu nos dias 15 e 16 de maio, atividades comemorativas ao Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com o tema Faça Bonito – Precisamos proteger nossas crianças e adolescentes, o evento teve por objetivo buscar sensibilizar a sociedade e os profissionais presentes, sobre a importância de sempre buscar alternativas eficazes para acabar com o abuso e a exploração, que agridem e calam os sentimentos mais puros das crianças e adolescentes.

A abertura oficial do evento ocorreu no dia 15, na Casa de Cultura José Geraldo da Conceição Caú, reunindo autoridades do município, bem como representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar de Araruama, além da palestrante, a assistente social Malvina Angélica de Souza. Já no dia 16, as atividades foram realizadas no CRAS de São Vicente de Paulo onde aconteceram duas palestras simultâneas para pais, mães demais responsáveis.

É importante ressaltar que o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é oficialmente comemorado no dia 18 de maio, data esta que foi instituída através da Lei Federal criada no ano de 2000, em alusão à morte da menina Araceli Cabrera Crespo, ocorrida em 1973, no Espirito Santo. A menina então de 09 anos incompletos, desapareceu da escola onde estudava, para nunca mais ser vista com vida. Araceli foi espancada, estuprada, drogada e morta. Seu corpo, o rosto principalmente, foi desfigurado com ácido.

Cabe destacar ainda, que Araruama desde o ano de 2006 institui o dia 18 de maio como Dia Municipal de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, através da Lei nº 1368 .