Home - Prefeitura Municipal de Araruama ×
Home Coronavírus Notícias Coronavírus Contas Públicas Painel Vacina Covid-19 Painel Monitoramento Infográficos Covid-19 Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS Declaração das Instituições Financeiras (DESIF) ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Prefeitura de Araruama vai inaugurar a “Cozinha de Filetagem dos Pescadores” na colônia Z-28
01/07/2022
Prefeitura de Araruama vai inaugurar a “Cozinha de Filetagem dos Pescadores” na colônia Z-28

Em Araruama a pesca é considerada uma atividade econômica importante e que faz parte da cultura local. No município, mais de 200 pescadores tiram o sustento de suas famílias com o que pescam diretamente da Lagoa de Araruama. 

Com o objetivo de estimular ainda mais a atividade, a Prefeitura vai inaugurar nesse sábado, 02, às 11h, a “Cozinha de Filetagem dos Pescadores”, na Colônia Z 28, que fica no bairro Pontinha do Outeiro- Areal.

O espaço tem 73 metros quadrados e conta com câmara frigorifica, 2 mesas bancadas, balança e maquina seladora. 

Na prática, vai ser usado gratuitamente pelos pescadores e suas esposas para o processo de filetagem;  ou seja, o corte do peixe em formato de filés. Em seguida, a carne vai ficar armazenada em uma câmara frigorífica para depois ser comercializada. 

A expectativa é de que, por dia, cerca de 200 quilos de pescado sejam beneficiados. O processo é importante porque agrega valor ao produto no mercado; o que garante aos profissionais uma renda extra.

A cozinha vai funcionar todos os dias da semana, das 07h às 17h; e significa uma conquista e tanto para os profissionais, que antes precisavam vender o pescado rápido, às vezes por um preço muito baixo, porque não havia onde refrigerar a carne.

Além disso, os pescadores vão contar com um selo de qualidade; o que vai possibilitar que esse peixe seja vendido para atender a merenda escolar do município.

Vale ressaltar que a inauguração da Cozinha de Filetagem será nesse sábado, durante o primeiro dia da 3ª Festa dos Pescadores de Araruama, na colônia Z 28.

O evento, que vai até o domingo, vai contar com barracas onde serão vendidas comidas típicas, como: pescado frito e na brasa, ensopado com pirão, caldinho de peixe, empada e pastel de camarão.


Galeria de Fotos