×
Home Coronavírus Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS ISS ONLINE ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Araruama comemorou Dia Mundial do Meio Ambiente com ações educativas e entrega de Estação de Tratamento de Esgoto
12/06/2019
Araruama comemorou Dia Mundial do Meio Ambiente com ações educativas e entrega de Estação de Tratamento de Esgoto

Como hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) a Prefeitura Municipal de Araruama realizou diversas ações educativas com objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância da natureza e os problemas ambientais.

No período da manhã, cerca de 200 alunos da Rede Municipal de Ensino promoveram na Praia do Barbudo um abraço à Lagoa de Araruama. Logo em seguida, a Concessionária Águas de Juturnaíba em parceria com a Prefeitura de Araruama realizou a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Horizonte. O evento reuniu autoridades e moradores para entrega desta importante obra para a população araruamense.

A ETE Novo Horizonte tem capacidade para tratar em média 30 litros de esgoto por segundo, atendendo mais de 12 mil pessoas nos bairros da Pontinha, Coqueiral, Paraty ,Bananeiras e Novo Horizonte.  Além disso, a nova unidade será responsável por um cinturão de proteção à lagoa nas praias da Pontinha, Náutico, Amores, Barbudo e de Bananeiras, visando proteger a orla do despejo de poluentes. Cabe ressaltar que, a partir de agora, a Concessionária passa a ter cobertura 80% da coleta e tratamento de esgoto.

Já na parte da tarde, diversas ações educativas foram promovidas na Praça Antonio Raposo como: apresentações culturais, lançamentos de projetos e distribuição de mudas. Na ocasião, também houve stands expositivos do 27º Grupamento de Bombeiro Militar de Araruama, CCR ViaLagos e o Parque Estadual Costa do Sol.

A prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho, destacou a importância da população se conscientizar sobre a importância do Meio Ambiente.

“Hoje é um dia muito importante para nós refletirmos sobre as nossas atitudes, ou seja, o que estamos fazendo em prol do Meio Ambiente. Aproveitando os ensejos deste dia, para entregar com muita em à população araruamense esta grandiosa obra, que vai beneficiar milhares de pessoas na área de saneamento básico.  Quero destacar também que nossa meta é inaugurar em breve a ETE de Praia Seca, e com isso, conseguiremos atingir a cobertura de 100% da coleta e tratamento de esgoto na cidade.  Outra grande conquista é que já abrimos o processo que vai investir inicialmente 14 milhões em obras de infraestrutura (redes pluviais), desta forma vamos conseguir melhorar as questões de enchentes ocasionadas pelo grande volume de água da chuva que afetou o município nos últimos dias’’, disse. 


Galeria de Fotos