×
Home Governo Secretarias Municipais Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS ISS ONLINE ISS ONLINE (ATUALIZADO) REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Araruama ganhará mais uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE
04/06/2019
Araruama ganhará mais uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE

     A Concessionária Águas de Juturnaíba em parceria com a Prefeitura Municipal de Araruama realizará nesta quarta-feira, dia 05, a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Novo Horizonte. A cerimônia de inauguração acontecerá na Rua Ari Barroso, s/nº, no bairro Bananeiras (duas quadras atrás da sede da empresa), às 11 horas.
    A unidade tem capacidade para tratar em média 30 litros de esgoto por segundo, com picos de até 54 litros por segundo, em nível terciário, atendendo cerca de 12.900 pessoas dos bairros Pontinha, Coqueiral, Paraty Bananeiras e Novo Horizonte. Com a nova ETE, a Concessionária passará a ter cobertura de coleta e tratamento de esgoto de 80%.
     É importante destacar que, o projeto da nova estação surgiu da necessidade de ampliação da capacidade de tratamento de esgoto em Araruama, para atendimento de novas áreas previstas no Plano Diretor e confirmadas em estudos atuais.
Juntamente com a estação, a Concessionária Águas de Juturnaíba finalizou a implantação do sistema de esgotamento sanitário da Bacia Novo Horizonte constituído por 1.500 metros de rede coletora, oito estações elevatórias automatizadas e acionadas por inversores de frequência interligadas através de 6.500 metros de rede de recalque, para transporte do esgoto bruto até à estação. 
    O sistema é constituído por meio de modelo unitário, que prevê a coleta de esgotos e águas pluviais, com interceptação de galerias pluviais que desaguam na Lagoa de Araruama. Para isso, foram construídas também 9 interceptações de esgoto, evitando o desague na lagoa, e destinando o efluente ao sistema de coleta.
É importante destacar que no dia 05 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente por isso a Prefeitura Municipal preparou uma série de atividades para marcarem essa data que tem por objetivo chamar a atenção das pessoas sobre os problemas ambientais e a importância dos recursos naturais.


Segue a programação:

14h –  Praça Antonio Raposo (Centro) 
Abertura com o grupo Bate Lata da E.M. Margarida Trindade de Deus;
Lançamento Ecobarreira;
Stands expositivos e distribuição de mudas;
Jogos interativos;
Apresentação musical com Alan Quintanilha;
Apresentação cultural das Escolas Municipais;
Apresentação da Companhia de Teatro Quarto Cinco: “ A Onça e o Bode”