×
Home Coronavírus Notícias Coronavírus Contas Públicas Painel Vacina Covid-19 Painel Monitoramento Infográficos Covid-19 Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS ITBI Declaração das Instituições Financeiras (DESIF) ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Alunos da Praça Escola Ecológica Prefeito Afrânio Valladares aliam teoria e prática com o projeto “Horta na Escola”
15/09/2022
Alunos da Praça Escola Ecológica Prefeito Afrânio Valladares aliam teoria e prática com o projeto “Horta na Escola”

A semana foi mais que produtiva na Praça Escola Ecológica Prefeito Afrânio Valladares, em Araruama.

Os alunos das turmas do 3º, 4º e 5º ano colocaram as mãozinhas na terra e ajudaram na colheita de hortaliças, como: alface, couve e cebolinha. Os canteiros foram feitos na unidade e as mudas plantadas pelos próprios alunos, com o acompanhamento de monitores, há alguns meses. 

A iniciativa faz parte do projeto “Horta na Escola”, uma parceria da Secretaria Municipal de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca com a Secretaria Municipal de Educação.

Tudo o que é colhido já tem destino certo: os alimentos vão ser utilizados para incrementar a própria merenda das crianças.

A ideia é aliar a teoria da sala de aula, onde elas estudam sobre proteção ecológica e o plantio saudável, com a prática do cultivo da terra, mostrando que os próprios alunos podem ser os protagonistas desse processo que visa a sustentabilidade ambiental.

Um aprendizado que respeita o tempo e os limites da natureza...Tanto que só após a colheita, é que os alunos voltaram a plantar novas mudas de hortaliças nos canteiros. 

Ah, vale lembrar que é tudo orgânico, no projeto “Horta na Escola” não entram agrotóxicos.

E assim, nossos “pequenos estudantes agricultores” de Araruama seguem como multiplicadores dessa prática, que concilia alimentação saudável e a consciência ecológica.


Galeria de Fotos