×
Home Coronavírus Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS ISS ONLINE ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Prefeitura de Araruama Inaugura Ginásio Poliesportivo, Ampliação da Escola de Sobara e Clínica de Saúde
14/11/2019
Prefeitura de Araruama Inaugura Ginásio Poliesportivo, Ampliação da Escola de Sobara e Clínica de Saúde

Reconhecida como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares, a comunidade quilombola de Sobara, situada no distrito de São Vicente de Paulo, recebeu certificação em 28/07/2006 (D.O. da União) e laudo antropológico e histórico da Fundação Euclides da Cunha/UFF, em 2007. 

A comunidade quilombola de Sobara, patrimônio cultural de nossa terra, “senhora” de histórias, crenças, artes, saberes da vida e do cosmos, encontra na pedagogia da Escola Municipal Pastor Alcebíades, um universo de ações facilitadoras do diálogo entre a rica cultura africana ancorada nos diversos pontos do litoral brasileiro e a realidade contemporânea da sociedade. 

Por este motivo de extrema importância, a Prefeitura de Araruama inaugurará, no dia 20 de novembro de 2019, onde comemora-se o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, às 10h30, a ampliação da Escola Municipal Pastor Alcebíades, o novo Ginásio Poliesportivo Coberto Valt Cir Pereira e a Nova Clínica de Saúde José Vieira Rodrigues da Silva, uma grande homenagem a Comunidade Quilombola de Sobara, que fará uma reverência póstuma ao senhor José Vieira, nascido em Portugal mas que encontrou em Araruama o recanto para dedicar-se à agropecuária, deixando legado familiar empregando diversos munícipes em sua fazenda. 

Já a grandiosa obra na Escola de Sobara conta com 04 novas salas de aula, nova área de lazer e recreação para as crianças e o Ginásio Poliesportivo Valt Cir Pereira, que recebeu este nome em cortesia ao friburguense Sr. Valt Cir, que trabalha até hoje com a família do Sr. José Vieira na fazenda da família.

O evento contará ainda com apresentações culturais, como o Projeto Batuque Quilombola, apresentação de música evangélica com a aluna Lislane, do 4° ano, apresentação de canto africano com coreografia e apresentação do Hino de Sobara.

Ressignificar e valorizar o legado cultural, à luz da diversidade que nos enriquece, constitui-se no eixo central do projeto político-pedagógico da Escola Municipal Pastor Alcebíades, que tem como prioridade atender à Comunidade de Sobara com excelência.