Home - Prefeitura Municipal de Araruama ×
Home Coronavírus Notícias Coronavírus Contas Públicas Painel Vacina Covid-19 Painel Monitoramento Infográficos Covid-19 Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS Declaração das Instituições Financeiras (DESIF) ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Araruama é escolhida para ser uma das sedes da Coleta Nacional de DNA de familiares de pessoas desaparecidas
10/06/2021
Araruama é escolhida para ser uma das sedes da Coleta Nacional de DNA de familiares de pessoas desaparecidas

Araruama foi a cidade escolhida pelo Governo do Estado, na Região dos Lagos, para ser uma das sedes da Campanha Nacional de Coleta de DNA de familiares de pessoas desaparecidas.

O objetivo da campanha é coletar material genético de dois familiares em primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe, filhos (no caso de filhos menores de idades, os mesmos deverão vir acompanhados do responsável), e por último, irmãos (se forem do mesmo pai e da mesma mãe). 

A coleta é feita por meio da retirada indolor de amostras da saliva.

Além disso o DNA do próprio desaparecido é ainda mais eficiente para ajudar nas buscas. Caso os familiares tenham itens de uso pessoal do desaparecido, como escova de dentes, aparelho ortodôntico, além de amostras de cordão umbilical e dente de leite, podem entregar no dia da coleta.

Depois disso, os peritos vão fazer o cruzamento do material genético desse banco de dados nacional, que é atualizado diariamente, com perfis genéticos de pessoas vivas desconhecidas e de pessoas falecidas não identificadas.

No caso do resultado positivo para uma pessoa viva a família será informada sobre a localização dessa pessoa que procura.

No caso de resultado positivo para alguém que tenha falecido o IML entrará em contato para realizar os procedimentos legais.

Araruama vai atender o próprio município e toda a Região dos Lagos (Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema), além de Rio Bonito e Silva Jardim.

A campanha nacional para a coleta de DNA acontece entre os dias 14 e 18 de junho, sendo que a segunda-feira, 14, é o “dia D”, nos horários: 09h às 12h e das 14h às 17h!! O posto de coleta de Araruama fica dentro do IML, localizado na Rua Doutor Bernardo Vasconcelos número 755, Centro.

Importante: a pessoa precisa levar o próprio documento de identidade, e o “Registro de ocorrência feito em uma delegacia da pessoa desaparecida”. Caso o parente tenha desaparecido há muitos anos e a pessoa não tenha registrado nenhum boletim, a orientação da Polícia Civil é que a mesma vá até uma delegacia mais próxima e registre a ocorrência, independentemente do tempo que tenha passado.