Home - Prefeitura Municipal de Araruama ×
Home Coronavírus Notícias Coronavírus Contas Públicas Painel Vacina Covid-19 Painel Monitoramento Infográficos Covid-19 Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS Declaração das Instituições Financeiras (DESIF) ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Lançamento de obras de dragagem na Lagoa de Araruama reúne prefeitos da Região dos Lagos
01/04/2022
Lançamento de obras de dragagem na Lagoa de Araruama reúne prefeitos da Região dos Lagos

Prefeitos da Região dos Lagos se reuniram nesta quinta-feira, 31, em Cabo Frio, para o lançamento das obras de dragagem do Canal de Itajuru, que tem 6 quilômetros de extensão e faz a ligação entre a Lagoa de Araruama  e o mar.

Os investimentos vêm do Governo do Estado, cerca de R$ 22 milhões, que deverão ser usados para o trabalho de desassoreamento de parte da lagoa, ou seja, a retirada do acúmulo de areia e outros resíduos, permitindo, assim, o livre fluxo das águas.  

Segundo o Secretário Estadual de Ambiente, Thiago Pampolha, a expectativa é de que sejam retirados cerca de 350 mil metros cúbicos de areia; material que depois será usado para a “engorda” de faixas de praias de todos os municípios da Região dos Lagos.

A prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho, destacou que todos os 6 municípios banhados pela Lagoa ganham com o trabalho de dragagem, que deverá impactar diretamente no  avanço do Turismo e nas atividades pesqueiras.

Na ocasião, a prefeita também recebeu a autorização do Inea para prosseguimento das obras das pontes do projeto de extensão da orla Oscar Niemeyer.

Ao final do encontro o Secretário de Ambiente disse que o governo vai fiscalizar o cumprimento das obras de desassoreamento e que o Estado trabalha com a possibilidade futura de implementar um processo de desassoreamento permanente na Lagoa de Araruama.


Galeria de Fotos