×
Home Coronavírus Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS ISS ONLINE ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Araruama celebra convênio com a JUCERJA para a emissão do Alvará Automatizado
23/08/2019
Araruama celebra convênio com a JUCERJA para a emissão do Alvará Automatizado

Araruama orgulha-se de ser um dos 14 municípios pioneiros na emissão do ALVARÁ AUTOMÁTICO, através do convênio firmado com a JUCERJA, que o disponibiliza para impressão pelo sistema REGIN, em duas horas após o registro do seu ato constitutivo na Junta Comercial do Rio de Janeiro.

No dia 05 de agosto, um evento no Rio de Janeiro celebrou essa parceria entre os municípios e a JUCERJA.  Estando Araruama representada pela  Diretora de Arrecadação, Renata Bastos. O evento marcou mais um passo do município em direção à excelência no atendimento ao empreendedor.

O Departamento de Arrecadação tem passado por um processo de informatização, desburocratização e simplificação de procedimentos para que as empresas se formalizem de forma mais rápida e eficiente. O processo para emissão de alvará já era online, desde janeiro de 2019, graças ao decreto 89/18 emitido pela prefeita Livia de Chiquinho.  A implementação do modelo automatizado é um avanço no procedimento, para a formalização das empresas e de forma rápida e eficiente.

O alvará online automatizado é emitido as empresas com atividades de baixo risco sem que nenhuma exigência seja feita, de acordo com a legislação, de forma impessoal e transparente. Sem que o empreendedor precise se dirigir à Prefeitura, o alvará está liberado para impressão de sua casa ou escritório. Sua certificação é feita através de QR code e fica disponível para o empresário e municipalidade, na palma da mão, através de qualquer celular.

Dessa forma Araruama desponta entre os primeiros municípios do país a seguir a legislação mais recente visando a desburocratização, simplificação e agilidade de procedimentos para facilitar a abertura de negócios em nosso município gerando empregos formais e aumento de arrecadação, sem que para isso seja necessário aumento de impostos. A Inscrição municipal necessária para as empresas que precisam emitir nota também fica disponível no mesmo dia.

Foto: Reprodução Facebook JUCERJA