Home - Prefeitura Municipal de Araruama ×
Home Coronavírus Notícias Coronavírus Contas Públicas Painel Vacina Covid-19 Painel Monitoramento Infográficos Covid-19 Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS Declaração das Instituições Financeiras (DESIF) ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Prefeitura de Araruama inaugura a 2ª maior orla urbanizada à margem da água do Estado
21/08/2023
Prefeitura de Araruama inaugura a 2ª maior orla urbanizada à margem da água do Estado

Araruama vive um ciclo de prosperidade e desenvolvimento como não se via há muitos anos. Neste sábado, 19, a Prefeitura inaugurou mais uma obra que entrou para a história da Região dos Lagos: a Orla Oscar Niemeyer - a 2ª maior orla urbanizada à margem da água do Estado do Rio.

A obra tem 10.827 metros de extensão e  integra 09 praias, com instalação de postes imperiais, acessibilidade, rampa de acesso às embarcações, calçadão com 4,80 metros de largura, 3 pontes arqueadas ligando as praias Salinas x Centro, Pontinha x Amores, Coqueiral x Barbudo.

Além disso, a obra é um verdadeiro museu a céu aberto. Cada praia recebeu a exposição de réplicas de grandes obras e monumentos do saudoso arquiteto Oscar Niemeyer. São elas:

-Sambódromo (Praia do Barbudo)
-Museu Oscar Niemeyer (Praia do Coqueiral) 
-Memorial JK (Salinas Branca)
-Catedral de Brasília (Praia da Pontinha)
-Igreja da Pampulha (Náutico)
-Museu de Arte Contemporânea  MAC (Praia dos Amores)
-Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer (Pontinha do Outeiro) -Memorial da América Latina (centro).

As réplicas fazem uma homenagem e eternizam a história do arquiteto com o município de Araruama, onde possuía casa de veraneio no bairro Coqueiral. 

Durante a inauguração da orla houveram vários momentos de emoção; um deles foi quando a prefeita Livia de Chiquinho chamou para subir ao palco o coordenador da obra Mauro Más junto com sua equipe de servidores da prefeitura que foram responsáveis pela construção do calçadão.

“Sem vocês esse sonho não seria possível; por isso eu agradeço ao empenho de cada trabalhador.”

A prefeita também ressaltou o momento histórico que Araruama vive. “Hoje o município dá mais um salto de desenvolvimento e modernidade com essa obra que vai impulsionar o turismo e a nossa economia, e é um legado para várias gerações”, concluiu Livia sob os aplausos da população.