Home - Prefeitura Municipal de Araruama ×
Home Coronavírus Notícias Coronavírus Contas Públicas Painel Vacina Covid-19 Painel Monitoramento Infográficos Covid-19 Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS Declaração das Instituições Financeiras (DESIF) ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Prefeitura de Araruama vai inaugurar a “Orla Oscar Niemeyer”- a segunda maior orla urbanizada do Estado, com ciclovia e calçadão às margens da água
09/08/2023
Prefeitura de Araruama vai inaugurar a “Orla Oscar Niemeyer”- a segunda maior orla urbanizada do Estado, com ciclovia e calçadão às margens da água

A Prefeitura de Araruama vai inaugurar no dia 19 de agosto, às 16h30, a Orla Oscar Niemeyer”. 
Um projeto arrojado e audacioso, que, aliás, é uma das marcas do governo da prefeita Livia de Chiquinho.

A obra tem 10.827 metros de extensão e  integra 09 praias, com instalação de postes imperiais, acessibilidade, rampa de acesso às embarcações, calçadão com 4,80 metros de largura, 3 pontes arqueadas ligando as praias Salinas x Centro, Pontinha x Amores, Coqueiral x Barbudo.

Vai se transformar em um verdadeiro museu a céu aberto onde cada praia vai receber a exposição de réplicas de grandes obras e monumentos do saudoso arquiteto Oscar Niemeyer.

As réplicas estarão instaladas em pontos estratégicos da orla, eternizando a história do arquiteto com o município de Araruama, onde possuía casa de veraneio no bairro Coqueiral. 
Conhecido no mundo inteiro pelo planejamento arquitetônico de vários edifícios públicos de Brasília e outras cidades do Brasil.
Serão instaladas 8 réplicas: 

-Sambódromo (Praia do Barbudo)
-Museu Oscar Niemeyer (Praia do Coqueiral) 
-Memorial JK (Salinas Branca)
-Catedral de Brasília (Praia da Pontinha)
-Igreja da Pampulha (Náutico)
-Museu de Arte Contemporânea  MAC (Praia dos Amores)
-Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer (Pontinha do Outeiro) -Memorial da América Latina (centro).

Oscar Niemeyer é um dos maiores representantes da arquitetura moderna mundial e motivo de orgulho. “Com certeza, além da importância cultural, o projeto vai potencializar ainda mais o turismo em Araruama”, ressaltou a prefeita Livia de Chiquinho. 

Junto com o turismo, o novo cartão-postal do município será de suma importância para o desenvolvimento econômico e a geração de empregos da cidade.