×
Home Coronavírus Notícias Coronavírus Contas Públicas Painel Vacina Covid-19 Painel Monitoramento Infográficos Covid-19 Governo Secretarias Municipais Unidades de Saúde Unidades de Ensino Unidades de Assistência Social IBASMA Subprefeituras Cidade História Dados Gerais Turismo 160 Anos Notícias Portal da Transparência Serviços IPTU / TAXAS ITBI Declaração das Instituições Financeiras (DESIF) ISS ONLINE (ATUALIZADO) LIVRO ELETRÔNICO REGIN UFISA Mapas Legislação CONSULTA PROCESSO E-SIC CONTRA CHEQUE Contato

Notícias - Projeto Pioneiro da Prefeitura de Araruama vai oferecer um novo lar a moradores em situação de rua do município
20/07/2021
Projeto Pioneiro da Prefeitura de Araruama vai oferecer um novo lar a moradores em situação de rua do município

“Das ruas para o sítio. Do sítio para uma nova vida”. Essa é a proposta de um projeto pioneiro lançado pela Prefeitura de Araruama e que deverá dar uma nova oportunidade de ressocialização a muitos moradores em situação de rua do município. 

O objetivo é oferecer um lar a essas pessoas, com toda a infraestrutura para que elas mesmas ganhem autonomia e possam se manter. 

Nessa terça-feira, 20, a prefeita Livia de Chiquinho, formalizou a desapropriação administrativa de um sítio, por meio de escritura pública, onde o projeto vai funcionar.

As pessoas resgatadas das ruas que desejarem por livre e espontânea vontade vão poder morar nesse espaço, onde elas vão ter o acompanhamento de equipes de psicólogos e assistentes sociais. Também vão aprender a trabalhar a agricultura familiar, com o plantio na roça, além de aulas de artesanato.

Uma das propostas é que essas pessoas se tornem produtores de mel , temperos e pimentas , como por exemplo:  malagueta e biquinho.  Assim, elas vão vender tudo o que produzirem em uma loja, que será construída em frente ao sítio. Dessa forma, o projeto também gera trabalho e renda.

A ideia é que com o tempo esses cidadãos consigam se autossustentar a partir do que eles produzirem no sítio, ou seja, pela força do próprio trabalho; o que vai trazer mais dignidade e autonomia.

A próxima etapa cabe agora a uma equipe da Secretaria de Obras, que elabora um projeto para iniciar em breve as obras no sítio.