Notícia

Galpão Agrícola da Expo Agro 2025 valoriza o trabalho dos pequenos produtores da cidade

Publicado em 02/11/2025 às 12:21 42 Visualizações


O Galpão Agrícola da Araruama Expo Agro 2025 se tornou um dos espaços mais visitados da feira, reunindo o melhor da produção local e reforçando a importância dos pequenos agricultores e empreendedores rurais da cidade. O público encontrou uma grande variedade de produtos — desde alimentos típicos e artesanato até plantas e produtos naturais — mostrando a força e a diversidade do campo araruamense.

Entre os destaques, estava a Casa de Farinha da dona Ione, que levou suas delícias tradicionais. “Além da nossa famosa sola, trouxe o Bolo de aipim enrolado, popularmente chamado de  Mané Pelado e vários tipos de bijus, tudo feito com muito carinho e com a mandioca da nossa terra. É uma alegria poder mostrar o que a gente produz e ver o público valorizando”, contou dona Ione Menezes, produtora da Casa de Farinha da Ione.


Outro ponto que chamou a atenção foram as plantas. Eva Mota, da Eva Ervas, levou mais de 300 espécies diferentes de plantas. Além de plantas decorativas, Eva também levou ervas medicinais e temperos para hortas, além de suculentas e cactos. “Além das mudas, eu estudo sobre as propriedades de cada uma. Eu indico as plantas de acordo com o cliente: plantas para limpar o ambiente, plantas para quem não tem muito tempo, plantas para interior e exterior. Eu tenho mudas para todos os gostos”, garante Eva. 


Assim como ela, Elenice Duarte também levou 150 espécies diferentes. A diversificação de produtos é uma característica dominante. “Nós trouxemos a parte de artesanato, com produtos feitos de crochê, e a alimentação com os produtos que produzimos. Tudo é colhido e processado no rancho”, conta a produtora Margareth Camargo, do Rancho Della Méa.  


Entre os produtos mais procurados do Galpão Agrícola estava a laranja folha murcha, uma variedade típica de Araruama, conhecida pelo sabor doce e pelo alto rendimento em suco. Maria Eduarda Porto Quintanilha e Álvaro Quintanilha, produtores do Sítio Porto Quintanilha, apresentaram a fruta, cultivada há gerações pela família. “A nossa laranja folha murcha é diferente. Ela tem mais suco, é mais doce e resiste melhor ao sol. É uma fruta que nasceu aqui e representa bem a nossa cidade”, explicaram.


O apicultor Luiz Carlos Pereira também marcou presença com uma linha completa de produtos à base de mel — desde o mel puro até própolis e cosméticos naturais. “O mel de Araruama é puro e de alta qualidade. Participar da Expo é importante porque aproxima o produtor do público e mostra que o campo tem muita força e qualidade”, afirmou.


O Galpão Agrícola foi, mais uma vez, um espaço de apoio, valorização, divulgação e incentivo para o desenvolvimento sustentável e fortalecimento para os pequenos produtores. “É muito importante a Expo para o pequeno produtor. Aqui temos a chance de mostrar nosso trabalho”, avalia Míriam Glauce Rodrigues, tecelã da Cooperativa de Tecelagem Manual Nós da Trama, projeto que existe há mais de 30 anos e utiliza poda de plantas que seriam descartadas na tecelagem.

Galeria de fotos
Prefeitura de Araruama/RJ

ouvidoriageral@araruama.rj.gov.br - (22) 3666-0010

Segunda à Sexta: De 9h às 18h

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Proteção de Dados e Privacidade.