Nesta semana, 24 agentes da Guarda Civil de Araruama concluíram o Curso de Capacitação em Polícia de Choque, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM) e o Batalhão de Choque da PMERJ.
A iniciativa integrou o Projeto Choque Itinerante, desenvolvido pelo Batalhão de Polícia de Choque, com o objetivo de ampliar o alcance do conhecimento técnico entre as forças municipais e estaduais por meio de instruções práticas, oferecendo assistência técnica e capacitação. A finalidade foi fortalecer a integração entre os órgãos de segurança e padronizar procedimentos em situações críticas.
O curso teve início na segunda-feira (29) e contou com um cronograma diversificado, que incluiu aulas de defesa pessoal, técnicas de imobilização, combate corpo a corpo e procedimentos de controle de distúrbios civis, como formações, progressão e contenção.
Os guardas receberam instruções sobre o uso e manejo de equipamentos não letais, como dispositivo eletroincapacitante (taser), sinalizadores, granadas, munições fumígenas, gás lacrimogêneo, espargidores e spray de pimenta. Além de aprender a operar esses recursos, os alunos vivenciaram na prática os efeitos do taser e do spray de pimenta, treinando também técnicas de descontaminação.
A capacitação incluiu ainda noções de Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH), voltado ao atendimento médico em cenários de alto risco, como operações policiais, com procedimentos como a utilização de torniquetes. Os agentes também receberam instruções sobre abordagens a pessoas e veículos, realizaram disparos com espingarda calibre 12 com munição de borracha e aprenderam táticas específicas de Operações de Controle de Distúrbios.
No último dia de atividades, nesta sexta-feira (3), os guardas participaram de simulações práticas integradas, colocando em ação todo o conhecimento adquirido ao longo da semana. Logo em seguida foi realizada a cerimônia de formatura, que marcou oficialmente a conclusão do treinamento.
A formação faz parte do Projeto Segurança em Foco, da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil. O objetivo é fortalecer a capacidade de resposta da Guarda Civil, ampliando a atuação preventiva e contribuindo para que Araruama tenha um modelo de segurança pública mais moderno, eficiente e integrado às necessidades da população.