Araruama tem território, vocação rural e produtores capazes de colocar o município em posição de destaque no agronegócio. Essa é a avaliação do criador Thiago San Severino, proprietário do TSC Criatório San Severino, localizado no distrito de Iguabinha. Ele levou seu Mangalarga Marchador para a Expo Agro 2026, no Parque de Exposições Manoel Marinho Leão.
“Eu acho que Araruama tem um potencial gigantesco no estado para ser uma das maiores cidades em relação ao Agro. Não só para o esporte equino, mas para a criação, agricultura e outras coisas mais. A gente tem uma expansão territorial de interior gigante”, avalia Thiago, que há cerca de seis anos participando de exposições dentro e fora do estado.

Na visão do criador, o fortalecimento do setor passa por incentivo, apoio e oportunidades para quem já atua no campo. Ele destaca que Araruama conta com grandes criadores e animais de alto nível, além de profissionais que já representam o município e o estado em grandes eventos nacionais.
“Quanto mais apoio e incentivo a gente conseguir para o Agro, mais condições teremos de crescer. Temos grandes criadores, grandes animais da raça mangalarga aqui. Pessoas que quase todo ano estão representando não só a cidade, mas o estado em exposições nacionais”, afirma.
A própria trajetória de Thiago com o Mangalarga Marchador é um exemplo desse potencial. Ele participa de exposições em diferentes cidades e faz questão de levar o nome de Araruama para as pistas. Entre os destaques de sua criação está o cavalo Néctar Sagrado Coração, que já participou de três exposições nacionais e acumula quase 100 premiações.
“Há uns seis anos que a gente participa das exposições representando a cidade de Araruama. A gente leva para toda exposição que tem, tanto no estado quanto fora do estado. Mas quando é aqui dentro de casa, quando está podendo representar a nossa cidade dentro da nossa cidade, é muito bom”, destaca.

A trajetória do animal é marcada pela regularidade nas pistas, especialmente nas avaliações de morfologia, que analisam características como proporção, aprumos, ângulos e equilíbrio.
“Há anos que esse cavalo não perde na morfologia. É um dos cavalos mais bonitos do estado, em questão de proporção, de morfologia, de ângulos”, afirma.
Nesta Expo Agro 2026, Néctar Sagrado Coração também conquistou destaque ao ficar em segundo lugar geral e receber o título de Reservado de Categoria. Para Thiago, o resultado se soma a uma história de conquistas que ajuda a projetar o nome de Araruama no universo do Mangalarga Marchador.
“Ele já esteve em três Nacionais e está com quase 100 premiações. Está sempre ajudando a premiar nas exposições e levando não só o nosso Haras, mas a nossa cidade também a ser conhecida nesse mundo do Mangalarga Marchador. E aqui na Expo ele foi Reservado de Categoria, que é o segundo colocado, o animal que fica logo atrás do campeão naquela categoria”, explica.
Para o criador, cada premiação representa mais do que um troféu. É também uma oportunidade de mostrar que Araruama já possui uma atividade rural expressiva e reúne condições para avançar ainda mais.
