Ela tem a fama de seduzir pela aparência exuberante e conquistar pela boa hospitalidade.
Essa é Araruama: um dos destinos turísticos mais promissores do estado do Rio de Janeiro, na Região dos Lagos.
A cidade tem pouco mais de 135 mil habitantes e no coração dessa vocação turística está uma beleza sem precedentes: a “Lagoa de Araruama”, a maior lagoa hipersalina do planeta; aliás o nome científico dela é laguna porque tem ligação direta com o mar pelo Canal do Itajuru, em Cabo Frio.

São 200 km² de extensão e águas de salinidade elevada, superiores às do oceano. Banha 6 municípios: Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Cabo Frio e Arraial do Cabo.
Após um processo de recuperação ambiental, o espelho-d’água da lagoa voltou a exibir vida, beleza e condições ideais para banho e esportes náuticos, tornando-se o principal ativo turístico de Araruama.
Um exemplo é a Orla Oscar Niemeyer, que já se consolidou como cartão-postal e ponto de encontro. Projetada para integrar a cidade à lagoa e valorizar seu potencial natural, a orla, que tem pouco mais de 10 quilômetros de extensão, atrai visitantes, atletas e, claro, moradores que adoram passear de bicicleta ao pôr do sol, desenhando as curvas da lagoa.

Ao longo de todo o ano, a lagoa também se torna point de eventos esportivos que atraem milhares de turistas. Entre eles, o Desafio Nacional de Kitesurf que reúne atletas de vários estados; aliás Araruama é a capital nacional do Kitesurf por ter uma das melhores raias para a prática desse esporte.
Por essas águas também deslizam atletas dos torneios de moto aquática e as tradicionais regatas de vela, que reforçam a conexão da região com as práticas náuticas.

Outra riqueza bruta do município é a Praia Seca, que guarda a tranquilidade de um destino ainda pouco explorado. Águas em vários tons de azul abrigam várias espécies de peixes, algumas bem exóticas, como o cavalo-marinho, que depende de água limpa para conseguir se reproduzir. O lugar é muito charmoso; aliás, segundo os turistas, um passeio pelo Calçadão de Praia Seca renova as energias para o ano inteiro.

Por tudo isso o turismo é visto hoje pela Prefeitura de Araruama como o royaltie do século XXI, e uma das principais apostas para impulsionar a economia local e gerar empregos.
Um novo pensamento, uma nova filosofia que vêm transformando Araruama em uma das joias turísticas do estado do Rio, e que encontram na força da lagoa salgada o motor que impulsiona essa identidade.
