Notícia

Dia D de Multivacinação será realizado neste sábado (22) em Araruama

Mobilização acontece das 9h às 12h no CIMI e nas UBS Mataruna, Praia Seca, São Vicente, Morro Grande, Iguabinha, Areal e Fazendinha

por Lu Barcellos Publicado em 21/08/2026 às 18:40 154 Visualizações

A Prefeitura de Araruama realiza, neste sábado (22), o Dia D da Campanha de Multivacinação, reforçando o chamado para que pais e responsáveis procurem a unidade de saúde mais próxima e verifiquem se a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes está atualizada. 

A mobilização acontece das 9h às 12h no Centro Integrado Materno Infantil (CIMI) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Mataruna, Praia Seca, São Vicente, Morro Grande, Iguabinha, Areal e Fazendinha. A orientação é simples e fundamental: levar a caderneta de vacinação até a unidade de saúde mais próxima para que a equipe confira se há alguma dose em atraso.

“Este sábado é uma grande oportunidade para que pais e responsáveis coloquem a vacinação de seus filhos em dia. É muito importante que cada família procure a unidade de saúde mais próxima, leve a caderneta e permita que nossa equipe faça essa verificação. A vacinação é uma das formas mais seguras e eficazes de proteção, e manter a caderneta atualizada é um cuidado essencial com nossas crianças e adolescentes”, destaca o secretário municipal de Saúde, Mário Jorge Espinhara.

A campanha é destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos e não é voltada para uma vacina específica. Após a avaliação da caderneta, serão aplicados os imunizantes que estiverem pendentes, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Débora Casagrande, muitas vezes a família não percebe que existe alguma dose pendente na caderneta, o que torna a conferência ainda mais importante.

“Por isso, o nosso chamado é para que os pais e responsáveis não deixem de procurar a unidade de saúde de referência. Levem a caderneta de vacinação para que possamos fazer essa avaliação. Se houver alguma dose em atraso, ela poderá ser atualizada de acordo com a indicação para cada criança ou adolescente. Manter a vacinação em dia é garantir proteção”, orienta Débora.

Campanha segue até o fim do mês

Para quem não puder participar do Dia D neste sábado, a Campanha de Multivacinação continua durante todo o mês de agosto. A mobilização, iniciada no começo do mês, segue até o seu encerramento, permitindo que pais e responsáveis procurem as salas de vacinação do município para verificar e atualizar a caderneta.

A vacinação está disponível nas seguintes unidades e horários:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h:

  • UBS Mataruna, UBS Praia Seca, UBS Bananeiras, UBS São Vicente, UBS Sobradinho, UBS Morro Grande, UBS Itatiquara, UBS Iguabinha, UBS Sobara, UBS Boa Perna, UBS XV de Novembro, UBS Vila Canaã, UBS Areal, UBS Ponte dos Leites e UBS Parati.

Às terças e quintas-feiras, das 8h às 15h:

  • UBS Norival.

Às quintas-feiras, das 8h às 15h:

  • UBS Jardim Califórnia.

No CIMI, para crianças e adolescentes de até 12 anos:

  • Segundas, quartas e quintas-feiras, das 13h às 16h;
  • Terças-feiras, das 8h às 16h;
  • Sextas-feiras, das 8h às 12h.

Para receber a vacina, é necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento de identificação da criança ou do adolescente. Caso possua, também é recomendado levar o Cartão Nacional do SUS.

Prefeitura de Araruama/RJ

ouvidoriageral@araruama.rj.gov.br - (22) 3666-0010

Segunda à Sexta: De 9h às 18h

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Proteção de Dados e Privacidade.