Pensar a saúde mental é pensar nas relações, nos territórios e nos espaços de convivência que fazem parte da vida das pessoas. Com essa proposta, a Prefeitura realiza nesta sexta-feira (26), das 9h às 12h, na Sociedade de Amigos de Praia Seca (Soapras), o Fórum Municipal de Saúde Mental: “Tecendo Redes no Cuidado em Saúde”, um encontro aberto a toda população interessada em contribuir para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao tema.
O secretário municipal de Saúde, Mário Jorge Espinhara, destaca que o evento representa uma importante oportunidade de escuta e construção coletiva.
“A saúde mental é um dos grandes desafios da saúde pública contemporânea e exige um olhar que vá além dos serviços especializados. Quando reunimos profissionais, usuários, familiares e diferentes setores da sociedade para dialogar, fortalecemos uma rede de cuidado mais integrada. Este fórum é um convite para que todos participem da construção de uma política de saúde mental cada vez mais acolhedora”, afirmou.
Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com o Programa Municipal de Saúde Mental, o evento busca ampliar o diálogo entre diferentes áreas da gestão pública e a sociedade civil.
A coordenadora do Programa Municipal de Saúde Mental, Selma Bragança, ressalta que o fortalecimento das redes de apoio é fundamental para garantir um cuidado integral.
“Saúde mental se faz com escuta, participação e corresponsabilidade. E não acontece apenas dentro das unidades de saúde, o cuidado se constrói também nas escolas, nos ambientes de trabalho, nas famílias, nos espaços culturais, esportivos e comunitários. A proposta do fórum é justamente tecer conexões,precisamos fortalecer os vínculos para construir respostas mais inclusivas e próximas da realidade de cada território”, explica a coordenadora.
Durante o encontro, serão debatidos os desafios e as potencialidades da rede municipal de atenção psicossocial, além da construção de propostas que contribuam para o aprimoramento das ações voltadas à promoção da saúde mental e à prevenção do sofrimento psíquico.
Aberto à participação popular, o Fórum Municipal de Saúde Mental propõe fortalecer laços, compartilhar experiências e construir caminhos coletivos para o cuidado em saúde mental em Araruama.