Notícia

Prefeita Daniela Soares participa de encontro sobre a divisão de royalties do petróleo e o impacto para os municípios do Rio de Janeiro

Publicado em 16/04/2026 às 17:17 23 Visualizações


A prefeita de Araruama, Daniela Soares, esteve entre as principais lideranças presentes nesta quinta-feira, 16, na Assembleia Geral Extraordinária, realizada pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região dos Lagos, Conderlagos, em Cabo Frio.


O encontro reuniu gestores municipais de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro para discutir a possível mudança na distribuição dos royalties do petróleo e o impacto para os municípios produtores.

No dia 06 de maio está previsto o julgamento em que o STF vai decidir se o dinheiro dos royalties deve continuar com as cidades que produzem o petróleo ou se deve ser dividido igualmente com todos os municípios do Brasil. 


A prefeita, Daniela Soares, ressaltou que os royalties são fundamentais para manter serviços essenciais para o município de Araruama. “Se essa mudança ocorrer, cidades como a nossa, que sofrem os impactos da exploração, perderão a verba que mantém nossos postos de saúde funcionando, nossas escolas abertas e a nossa economia girando. Para os nossos 140 mil habitantes, isso seria um golpe duríssimo na continuidade dos serviços públicos.

Não estamos falando de números, estamos falando de dignidade. Governar exige preparo e a coragem de lutar para que o que é de direito do nosso povo seja respeitado”, destacou.


Durante o encontro, os gestores reforçaram que os royalties representam uma compensação pelos efeitos sociais, ambientais e estruturais provocados pela exploração de petróleo, e não apenas uma divisão de receitas. A possibilidade de mudança no modelo acende um alerta para perdas significativas, especialmente em áreas como saúde, educação e infraestrutura.


Em sua fala, Daniela Soares também defendeu a ampliação da articulação política como estratégia para fortalecer a pauta.

“Reforço o apoio, acredito que nós temos que ir à Alerj reivindicar e pedir apoio, temos que ir a Brasília mostrando a força e a importância dos royalties para nossas cidades. Então contem comigo e vamos levar adiante essa pauta, que é urgente”, completou.


Ao final do encontro, ficou definida a intensificação da mobilização conjunta entre os municípios, incluindo uma agenda em Brasília na próxima semana e a participação em uma reunião na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), marcada para o dia 28. A expectativa é ampliar o debate em nível nacional e buscar apoio de outras lideranças políticas diante de um cenário considerado decisivo para o futuro financeiro das cidades produtoras.

Galeria de fotos
Prefeitura de Araruama/RJ

ouvidoriageral@araruama.rj.gov.br - (22) 3666-0010

Segunda à Sexta: De 9h às 18h

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Proteção de Dados e Privacidade.