A prevenção do câncer de mama e do colo do útero ganhou reforço nesta quarta-feira (14), com o início das atividades do Outubro Rosa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araruama. As unidades de Boa Perna e Boa Vista receberam ações voltadas à saúde da mulher, com oferta de exames, orientações e serviços que incentivam o diagnóstico precoce e o acompanhamento regular.
Na UBS de Boa Perna, a enfermeira Mariana Torres destacou a importância de aproveitar as ações para ampliar o acesso à informação e aos serviços de prevenção.
“É muito importante buscar a prevenção. Quando falamos em câncer de mama, as chances de cura podem ultrapassar 90% quando a doença é identificada precocemente. Por isso, incentivamos as mulheres a manterem seus exames em dia, fazerem a avaliação das mamas e procurarem a unidade de saúde. Hoje, estamos oferecendo avaliação das mamas, exame preventivo, marcação de mamografias e ultrassonografias mamárias, além de testes rápidos”, explica a enfermeira.
A iniciativa também foi aprovada pelas usuárias. A moradora Sara Cristina procurou a unidade para realizar exames e aproveitou a oportunidade para fazer o teste rápido para HIV.
“Ações como essa facilitam muito a vida, principalmente de quem trabalha e não tem tempo. Passei por uma avaliação, vou fazer a mamografia e aproveitei para fazer o teste rápido também. Sempre que posso, venho à UBS para fazer meu acompanhamento. Essas ações são extremamente importantes, e ter o SUS oferecendo esses serviços para nós faz toda a diferença”, afirma a moradora.
Além dos exames e das orientações de prevenção, as atividades nas UBSs incluem vacinação, consultas médicas, acolhimento e informações sobre planejamento familiar.
Em Boa Vista, a programação também contou com atividades musicais desenvolvidas pelo Centro de Convivência e Cultura (Ceco), ligado ao Programa de Saúde Mental, e um café da manhã para as usuárias.
A Prefeitura de Araruama organizou uma programação de Outubro Rosa em toda a rede municipal de Saúde, para ampliar o acesso das mulheres aos serviços de prevenção e incentivar o cuidado contínuo.
Nesta quinta-feira (15), as ações serão realizadas nas UBSs de Areal, Aurora e Bananeiras. A programação segue nas demais unidades ao longo do mês, levando informação, acolhimento e serviços de saúde para mais perto da população.