Os números do relatório do 1º quadrimestre de 2026 comprovam a força e o alcance do Programa Saúde na Escola (PSE) em Araruama. Desde o início da atual gestão, a iniciativa já atendeu 11.424 estudantes, realizou mais de 650 atividades e mobilizou 4.549 profissionais. Com resultados expressivos e presença cada vez mais consolidada nas unidades de ensino das redes municipal e estadual, o município já alcançou 80% da meta prevista para o ciclo 2025-2026, refletindo a efetividade de um trabalho contínuo voltado à promoção da saúde, à prevenção de doenças e à formação cidadã de crianças e adolescentes.
Para o secretário municipal de Saúde, Mário Jorge Espinhara, os números refletem a força da integração entre Saúde e Educação e o compromisso com a formação das novas gerações.
“Quando Saúde e Educação caminham juntas, o impacto é transformador. O Programa Saúde na Escola vai muito além de palestras e orientações; ele constrói conhecimento, fortalece a prevenção e ajuda a formar cidadãos mais conscientes sobre o cuidado com a própria saúde. Os mais de 11 mil estudantes já atendidos mostram que estamos investindo no presente e, principalmente, no futuro da nossa população”, explica o secretário.
Somente nesta semana, o Programa promoveu uma série de atividades em diferentes unidades de ensino do município. No Colégio Estadual Professor Fonseca, em Morro Grande, 197 alunos do Ensino Médio participaram de ações voltadas à prevenção e combate à dengue, alimentação saudável e saúde sexual e reprodutiva. Já na Praça Escola Marcos Heron Corrêa, em Novo Horizonte, 102 estudantes do Ensino Fundamental I receberam orientações sobre prevenção à dengue e alimentação saudável.
As equipes também estiveram na Escola Municipal Anderson Domingues, onde foram desenvolvidas atividades educativas de conscientização e combate à dengue, reforçando a importância da participação da comunidade escolar no enfrentamento ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Outra ação foi realizada na Escola Municipal Vereador Alcebíades Carvalho Flores, na Fazendinha, reunindo 52 alunos em atividades sobre higiene e cuidados com a saúde. A iniciativa contou com a participação da enfermeira Mônica, da Unidade Básica de Saúde da Fazendinha, que conduziu orientações voltadas à promoção de hábitos saudáveis e à prevenção de doenças.
As atividades foram coordenadas pela equipe do PSE, com a participação de profissionais do Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD), da área de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), da Atenção Básica e das unidades de saúde do município, levando informações adaptadas às diferentes faixas etárias dos estudantes.
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Luciana da Conceição, os resultados alcançados demonstram a relevância de levar ações de promoção da saúde diretamente para o ambiente escolar.
“Cada atividade realizada nas escolas representa uma oportunidade de formar cidadãos mais conscientes sobre a importância da prevenção e do autocuidado. O ambiente escolar é um espaço estratégico para promover saúde, compartilhar conhecimento e incentivar hábitos que contribuem para uma melhor qualidade de vida dentro e fora da sala de aula”, conta a coordenadora.
Os resultados alcançados demonstram o compromisso da Prefeitura de Araruama com a promoção da saúde desde a infância. Por meio da integração entre as redes de Saúde e Educação, o município vem se destacando na execução do Programa Saúde na Escola, ampliando o acesso à informação, fortalecendo a prevenção e contribuindo para a formação de uma geração mais consciente, saudável e preparada para o futuro.