Notícia

'Tenho 77 anos e nunca fiz mamografia', conta moradora ao realizar exame pela primeira vez na Caravana Rosa

Caravana Rosa levou atendimento para perto das mulheres do terceiro distrito de Araruama facilitando o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama

por Lu Barcellos Publicado em 13/10/2026 às 10:22 50 Visualizações

Aos 77 anos, Dona Loide Oliveira vai fazer sua primeira mamografia. Moradora de São Vicente, ela nunca havia realizado o exame, mesmo sabendo da importância da prevenção. Nesta sexta-feira (9), ao saber que a Caravana Rosa estava na praça central do distrito, procurou atendimento, passou pela mastologista da rede municipal de Saúde e saiu com o pedido para realizar o exame. Tudo sem precisar se deslocar até o Centro de Araruama. A decisão também foi motivada por uma perda familiar que ainda a emociona. 

“Tenho 77 anos e nunca fiz mamografia na vida. Agora vai ser a primeira vez. Eu achava que não tinha nada e ia deixando para depois. Fiquei muito abalada por causa da minha sobrinha, que teve câncer nas duas mamas e também no pulmão. Por isso, quando soube que a Caravana estaria aqui em São Vicent, pela equipe do Dant (Doenças e Agravos Não Transmissíveis), resolvi que era a minha vez de fazer o exame”, conta Dona Loide.

Ter encontrado atendimento tão perto de casa também fez toda a diferença para Dona Teodora Torres dos Santo, de 73 anos, que está com a mobilidade reduzida devido a uma queda.

“Soube que ia ter a Caravana Rosa aqui em São Vicente e vim mesmo com o pé quebrado. Não fazia mamografia desde a pandemia. Ter esse atendimento aqui pertinho de casa é uma maravilha. Passei pela mastologista e já saí com o pedido de mamografia agendado. Adorei”, elogiou.

Para Regina Silveira, a iniciativa facilitou a retomada de um cuidado que estava atrasado. 

“Estava trabalhando, mas quando vi a Caravana Rosa passando e chamando as mulheres para a praça, resolvi aproveitar a oportunidade. A gente trabalha tanto e acaba não dando atenção a esse cuidado”, conta a moradora, de 60 anos.

Já Sidnéia Jorge da Silva, de 54 anos, estava há dois anos sem fazer mamografia. Para ela, a realização da ação perto de casa representa uma facilidade importante, principalmente para quem precisaria percorrer cerca de 20 quilômetros até o Centro de Araruama.

“Fazia dois anos que eu não fazia. Ter essa oportunidade perto de casa, sem precisar ir até o Centro de Araruama, é muito bom. Facilita muito”, destaca a moradora.

As quatro histórias traduzem o propósito da Caravana Rosa, novidade da campanha Outubro Rosa 2026 em Araruama. Com o lema “Nenhuma Mulher Fica para Trás”, a iniciativa leva equipes de saúde aos distritos do município para ampliar o acesso à informação, à avaliação profissional e aos cuidados preventivos.

Depois de São Vicente, a Caravana Rosa segue para Morro Grande, no dia 16 de outubro, seguida por ações em Praia Seca e Iguabinha, nos dias 21 e 23, respectivamente. O encerramento será no dia 31, durante o Dia D da campanha, que será realizado na Praça da Bíblia, no Centro da cidade.

Prefeitura de Araruama/RJ

ouvidoriageral@araruama.rj.gov.br - (22) 3666-0010

Segunda à Sexta: De 9h às 18h

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Proteção de Dados e Privacidade.