Notícia

Araruama realiza 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres e reúne cerca de 500 pessoas no Centro de Convenções

Publicado em 22/07/2025 às 20:13 459 Visualizações


A Prefeitura de Araruama promoveu nesta terça-feira (22), a 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, que reuniu cerca de 500 pessoas no Centro de Convenções, na Praça Menino João Hélio. O evento lotou o espaço e marcou um momento histórico no município,  reforçando o compromisso com a igualdade, a representatividade e o protagonismo feminino.


Com o tema “Mais democracia. Mais igualdade e mais conquistas para todas”, a conferência foi organizada pela Superintendência de Defesa da Mulher e teve como objetivo principal discutir políticas públicas voltadas às mulheres, promover a escuta ativa das demandas locais e elaborar propostas que serão levadas para as esferas estadual e nacional.


A prefeita de Araruama, Daniela Soares, ressaltou a importância do evento e o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres.

“Essa foi nossa primeira conferência. Quero agradecer a todas que participaram e reforçar o orgulho que sentimos como equipe. Temos um grande desafio pela frente, mas, com garra, força e união, somos capazes de realizar tudo o que quisermos. A história da mulher é feita de lutas e conquistas. Precisamos mostrar essa união e seguir avançando juntas”, afirmou.


Durante a conferência, as participantes assistiram a palestras de especialistas em diversas áreas. Elisabete Vieira destacou o cuidado terapêutico como um processo contínuo e transformador; Danielle Adonni abordou o enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo o abuso psicológico e a importância de romper com o silêncio; Marisa Chaves falou sobre a necessidade de políticas públicas com recorte de gênero e raça, destacando dados alarmantes sobre violência contra mulheres negras; Sandra Barbosa apresentou exemplos de sustentabilidade liderada por mulheres; Edna Calheiros reforçou a importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres; e Andreza Tuler trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados por mães atípicas e cuidadoras.


Após as palestras, os participantes se dividiram em grupos temáticos para debater os principais eixos da conferência e elaborar propostas para os níveis municipal, estadual e federal. Entre as sugestões debatidas, destacam-se a criação de uma Delegacia da Mulher e de abrigos e casas de passagem para mulheres vítimas de violência próximos do município, a qualificação de profissionais, entre outras. 


A conferência também foi uma oportunidade de troca de experiências, vivências e construção de caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva. Como fruto da conferência, foram eleitas as delegadas que representarão Araruama na Conferência Estadual, marcada para os dias 22 a 24 de agosto. Já a etapa nacional ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Brasília.




Galeria de fotos
Prefeitura de Araruama/RJ

ouvidoriageral@araruama.rj.gov.br - (22) 3666-0010

Segunda à Sexta: De 9h às 18h

Ao continuar navegando no nosso portal, você concorda com a nossa Proteção de Dados e Privacidade.